segunda-feira, 2 de julho de 2012

A MAGIA DE CULTIVAR BONSAI

     Observar a beleza de plantas envelhecidas sob nossos cuidados é prazeroso e cativante.  E é justamente com essa ótica que se pode compreender a profundidade da arte do bonsai. Podar, aramar, fazer "jins" e "sharis", ou seja, fazer acrobacias  técnicas com as plantas é o nível mais superficial do aprendizado. E  por quê?

     Porque  como nas artes marciais, e noutras atividades da cultura oriental, o  bonsai também nasceu de  uma relação mais íntima homem-natureza. É nesse relacionamento interativo que o homem extrai as lições de sabedoria e aprimoramento. Através do silêncio contemplativo, da observação, de vivenciar o tempo da natureza que é diferente da nossa cronologia. E da relação afetiva do artista com suas plantas que fazem a verdade do bonsai surgir.

     Um bonsai   "pronto", após anos de cultivo, traz consigo toda a força de uma velha árvore centenária encontrada na natureza. A emoção, a sensação de paz, harmonia, força e longevidade experimentada na presença de um espécime na natureza, também é sentida diante de um bonsai.

Enfim, cada pessoa busca o seu caminho para a iluminação, e o bonsai pode ser  um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário